Bem-vindo à OutStress | Gestão de stress corporativo e pessoalGestão de stress corporativo e pessoal
OutStress

A psicoterapia como aliada do seu bem-estar emocional

Por: Equipa OutStress

A psicoterapia é uma área que foca o tratamento de problemas do foro psicológico e emocional. Foi, durante muitos anos, considerada um assunto tabu, existindo o estigma, errado, de que este tipo de terapia era para “os maluquinhos”.

A verdade é que essa nunca foi a realidade e, atualmente, é cada vez maior o número de pessoas que procura a psicoterapia, como forma de melhorar o seu bem-estar físico e emocional.

A psicoterapia como aliada do seu bem-estar emocional

Os benefícios deste tipo de terapia são mais que muitos, podendo procurar esta ajuda em qualquer idade ou fase da sua vida. Leia o nosso artigo e compreenda porque é tão importante este tipo de acompanhamento para manter a sua saúde mental equilibrada.

Psicoterapia: Benefícios de contar com a ajuda de um profissional

Vamos retroceder a 2020, ano em que a pandemia da covid-19 invadiu a nossa vida por completo, e nos revelou a necessidade de olharmos mais para a nossa saúde mental.

O facto de estarmos isolados e sem qualquer contacto com o exterior, levou ao aumento do número de casos de depressão e de ansiedade na sociedade, nas várias faixas etárias.

Tanto as crianças como os adultos viram a sua saúde mental ser afetada, tendo sido completamente postos à prova. E nesta luta emocional, muitos foram aqueles que não conseguiram manter o equilíbrio físico e mental, sentindo necessidade de procurar ajuda psicológica.

“Mas de que forma a psicoterapia pode ajudar-me?”, pergunta e bem.

E a resposta é simples: de várias formas! E sempre com a certeza de que sentirá uma melhoria na sua qualidade de vida. A psicoterapia baseia-se numa relação de confiança entre o paciente e o terapeuta. Tem como principal objetivo tratar ou amenizar o problema que o paciente apresenta, evitando o prolongamento do seu sofrimento.

Por vezes, é-nos difícil expressarmos os nossos sentimentos e pensamentos, guardando tudo no nosso íntimo. E a verdade é que, a médio/longo prazo, esse excesso de emoções acumuladas pode tornar-se perigoso. Mas não precisa de sê-lo!

Com a ajuda de um psicoterapeuta, conseguirá:

  • mergulhar em si e autoconhecer-se;
  • lidar com os seus problemas emocionais, compreendendo a sua origem;
  • expressar o que sente, sem julgamentos.

Vamos explicar cada um deles, para que não fique com dúvidas, caso sinta que precisa da ajuda deste profissional.

Autoconhecimento

Quantas vezes dá por si a surpreender-se com certas atitudes que tem, que julgava não serem possíveis? Na verdade, isso acontece porque não se conhece. Não sabe quais são as suas potencialidades nem os seus limites. E é muito comum que passemos uma vida sem nos conhecermos verdadeiramente. Por vezes, só quando estamos perante situações limite é que somos obrigados a olhar-nos com olhos de ver.

É, muitas vezes, em sessões de terapia que se dá o primeiro olhar para dentro. O parar, o refletir e o compreender quem somos, o que queremos, o que temos de curar, quem desejamos ser, o que nos falta, o que devemos deixar ir, e por aí… Por essa razão, a psicoterapia é realmente uma boa aliada para se compreender e se conhecer.

Aprender a lidar com feridas emocionais

Ao aperceber-se de que existem problemas emocionais que estão a afetar e, consequentemente, condicionar a sua vida, sentirá necessidade de arranjar uma solução.

O que, muitas vezes, acontece é que só procura essa ajuda quando já não aguenta mais. Contudo, é necessário este apoio externo para que consiga detetar o problema, confrontar o problema e resolver o problema.

E sim, fizemos questão de dar ênfase à palavra “problema” porque as feridas emocionais são um problema (ou vários!) que precisa de resolver o quanto antes.

Quanto mais tempo carregar esse peso dentro de si, mais debilitado ficará. Por isso, é tão importante aprender a lidar com o que sentiu e sente.

Expressão dos sentimentos

Em terapia, terá abertura para dizer tudo o que sente, sem julgamentos. O que lhe causa angústia deve ser libertado e, com a ajuda do terapeuta, conseguirá ir dando esses passos necessários.

Aos poucos sentirá conforto e segurança em exprimir-se, em libertar-se, em abrir-se.

Por vezes, é nestas conversas que percebemos que sentimos algo que nem percebíamos sentir. É como se a vida nos pregasse um valente murro no estômago.

É como se fossemos obrigados a encarar o que está à nossa frente e tantas vezes rejeitamos.

Aprender a expressar o que sentimos é meio caminho para sermos mais felizes, menos pesados emocionalmente e nos conhecermos.

Percebe agora a importância da psicoterapia na vida de toda e qualquer pessoa? Seja qual for o motivo que desestabiliza a sua vida e bem-estar emocional neste momento, procure a nossa ajuda.

Vamos ajudá-lo a reequilibrar o corpo e a mente. É o chamado “Mente sã em corpo são!”


Compartilhe:

Voltar

Porque somos ideais para si?

Nós sabemos como se sente. Vive num ciclo, aparentemente interminável, de procura por soluções para se sentir tal como merece? Entre em contacto para saber mais sobre as soluções que temos para si.

Entre em contacto
OutStress Logo

Atendimento ao cliente:
(+351) 919 365 895
Custo de uma chamada para rede móvel de acordo com o seu tarifário.
hello@outstress.pt

Livro de reclamações Logo

Horário de atendimento:
Segunda a quinta, 10:00 às 17:00. GMT+0:

Politica de privacidade

Todos os direitos resevados
OutStress Unipessoal LDA