A psicoterapia é uma área que foca o tratamento de problemas do foro psicológico e emocional. Foi, durante muitos anos, considerada um assunto tabu, existindo o estigma, errado, de que este tipo de terapia era para “os maluquinhos”.
A verdade é que essa nunca foi a realidade e, atualmente, é cada vez maior o número de pessoas que procura a psicoterapia, como forma de melhorar o seu bem-estar físico e emocional.
Os benefícios deste tipo de terapia são mais que muitos, podendo procurar esta ajuda em qualquer idade ou fase da sua vida. Leia o nosso artigo e compreenda porque é tão importante este tipo de acompanhamento para manter a sua saúde mental equilibrada.
Psicoterapia: Benefícios de contar com a ajuda de um profissional
Vamos retroceder a 2020, ano em que a pandemia da covid-19 invadiu a nossa vida por completo, e nos revelou a necessidade de olharmos mais para a nossa saúde mental.
O facto de estarmos isolados e sem qualquer contacto com o exterior, levou ao aumento do número de casos de depressão e de ansiedade na sociedade, nas várias faixas etárias.
Tanto as crianças como os adultos viram a sua saúde mental ser afetada, tendo sido completamente postos à prova. E nesta luta emocional, muitos foram aqueles que não conseguiram manter o equilíbrio físico e mental, sentindo necessidade de procurar ajuda psicológica.
“Mas de que forma a psicoterapia pode ajudar-me?”, pergunta e bem.
E a resposta é simples: de várias formas! E sempre com a certeza de que sentirá uma melhoria na sua qualidade de vida. A psicoterapia baseia-se numa relação de confiança entre o paciente e o terapeuta. Tem como principal objetivo tratar ou amenizar o problema que o paciente apresenta, evitando o prolongamento do seu sofrimento.
Por vezes, é-nos difícil expressarmos os nossos sentimentos e pensamentos, guardando tudo no nosso íntimo. E a verdade é que, a médio/longo prazo, esse excesso de emoções acumuladas pode tornar-se perigoso. Mas não precisa de sê-lo!
Com a ajuda de um psicoterapeuta, conseguirá:
- mergulhar em si e autoconhecer-se;
- lidar com os seus problemas emocionais, compreendendo a sua origem;
- expressar o que sente, sem julgamentos.
Vamos explicar cada um deles, para que não fique com dúvidas, caso sinta que precisa da ajuda deste profissional.
Autoconhecimento
Quantas vezes dá por si a surpreender-se com certas atitudes que tem, que julgava não serem possíveis? Na verdade, isso acontece porque não se conhece. Não sabe quais são as suas potencialidades nem os seus limites. E é muito comum que passemos uma vida sem nos conhecermos verdadeiramente. Por vezes, só quando estamos perante situações limite é que somos obrigados a olhar-nos com olhos de ver.
É, muitas vezes, em sessões de terapia que se dá o primeiro olhar para dentro. O parar, o refletir e o compreender quem somos, o que queremos, o que temos de curar, quem desejamos ser, o que nos falta, o que devemos deixar ir, e por aí… Por essa razão, a psicoterapia é realmente uma boa aliada para se compreender e se conhecer.
Aprender a lidar com feridas emocionais
Ao aperceber-se de que existem problemas emocionais que estão a afetar e, consequentemente, condicionar a sua vida, sentirá necessidade de arranjar uma solução.
O que, muitas vezes, acontece é que só procura essa ajuda quando já não aguenta mais. Contudo, é necessário este apoio externo para que consiga detetar o problema, confrontar o problema e resolver o problema.
E sim, fizemos questão de dar ênfase à palavra “problema” porque as feridas emocionais são um problema (ou vários!) que precisa de resolver o quanto antes.
Quanto mais tempo carregar esse peso dentro de si, mais debilitado ficará. Por isso, é tão importante aprender a lidar com o que sentiu e sente.
Expressão dos sentimentos
Em terapia, terá abertura para dizer tudo o que sente, sem julgamentos. O que lhe causa angústia deve ser libertado e, com a ajuda do terapeuta, conseguirá ir dando esses passos necessários.
Aos poucos sentirá conforto e segurança em exprimir-se, em libertar-se, em abrir-se.
Por vezes, é nestas conversas que percebemos que sentimos algo que nem percebíamos sentir. É como se a vida nos pregasse um valente murro no estômago.
É como se fossemos obrigados a encarar o que está à nossa frente e tantas vezes rejeitamos.
Aprender a expressar o que sentimos é meio caminho para sermos mais felizes, menos pesados emocionalmente e nos conhecermos.
Percebe agora a importância da psicoterapia na vida de toda e qualquer pessoa? Seja qual for o motivo que desestabiliza a sua vida e bem-estar emocional neste momento, procure a nossa ajuda.
Vamos ajudá-lo a reequilibrar o corpo e a mente. É o chamado “Mente sã em corpo são!”