Bem-vindo à OutStress | Gestão de stress corporativo e pessoalGestão de stress corporativo e pessoal
OutStress

Como a atividade física contribui para uma melhoria da saúde mental

Por: Equipa OutStress

Já alguma vez deu por si cansado, sem vontade para nada e a sentir-se quase que incompreendido? É o alerta de que a sua saúde mental pode estar comprometida.

E nada como uma boa atividade física para ajudá-lo a melhorar esse seu estado de saúde físico e mental. E, atenção, não precisa de realizar grandes esforços, pode apenas reservar algum tempo do seu dia para, por exemplo, uma caminhada.

Como a atividade física contribui para uma melhoria da saúde mental

Ao longo deste artigo, vamos dar-lhe a conhecer alguns benefícios da atividade física e porque deve incluí-la na sua rotina. Continue a ler!

Atividade física: Os benefícios que mantêm a saúde mental equilibrada

A atividade física não é o único escape para uma saúde mental equilibrada, mas é, talvez, um dos mais importantes.

São já vários os estudos que comprovam que a prática de exercício físico melhora a nossa capacidade cognitiva, reduz os níveis de stress e ansiedade, aumenta a autoestima e ainda nos dá um reforço de energia.

Sabe, certamente, do que estamos a falar. Mesmo que, nos dias de hoje, não pratique regularmente qualquer tipo de atividade, já deve ter sentido no corpo e na mente os benefícios desta prática.

Isto porque ao praticar exercício físico o seu corpo produz hormonas, como serotonina, dopamina e endorfina, e neurotransmissores do bem-estar. São estes que fazem com que nos sintamos bem, equilibrados e felizes.

O que, por vezes, acontece é que, quando estes estão em desequilíbrio, podem surgir problemas de saúde mental como, por exemplo, a depressão.

Caminhada ajuda a reduzir o risco de depressão

Segundo um estudo da Escola de Saúde Pública de Harvard, apenas 15 minutos de caminhada por dia já ajudam a reduzir os riscos de depressão em 26%.

Contudo, se não se identificar com este tipo de atividade, pode optar por outra como natação, ginásio, dança, yoga, musculação, etc.

Qualquer uma destas modalidades vai ajudá-lo a reduzir o risco de depressão ou outro tipo de problemas de saúde mental, como, por exemplo, o burnout.

Adapte os seus gostos pessoais à sua realidade, e verá que a sua saúde mental não sofrerá danos.

Consegue compreender agora a importância da atividade física no dia a dia?

Por mais desculpas que, por vezes, arranjemos para não a incluirmos na nossa rotina, a verdade é que esta é essencial ao nosso bem-estar.

Elaborámos uma lista onde referimos os principais benefícios desta prática. E se ainda não os inclui no seu dia a dia, considere fazê-lo.

1 - Equilibra a produção de hormonas

Tal como referimos acima, a prática de exercício físico produz determinadas hormonas, que contribuem para o nosso bem-estar.

O nosso estado de espírito é diretamente influenciado por essas hormonas que, em equilíbrio ou desequilíbrio, nos fazem sentimo-nos felizes ou infelizes.

Por isso, ao praticar exercício físico estará a garantir que o corpo e a mente se encontram em harmonia e, por isso, se sentirá bem.

2 – Reduz o stress e a ansiedade

O stress e a ansiedade causados por questões rotineiras ou, até mesmo, profissionais condicionam (e muito!) a vida de qualquer pessoa.

Por isso, é necessário arranjar mecanismos para contornar este tipo de questão. E o exercício físico é, sem dúvida, uma boa opção.

Quantas vezes dá por si a exercitar o corpo e a mente, e se esquece de tudo o resto? Aquela hora de exercício é sagrada. Ali, o stress e a ansiedade não têm lugar!

3 – Alivia os sintomas de transtornos mentais

O cansaço é um dos sintomas muitas vezes associado a transtornos mentais, como, por exemplo, o burnout. E, apesar de poder pensar que não, o cansaço pode ser aliado ao exercício físico.

E agora pensa: “mas se realizar uma atividade física o cansaço vai desaparecer? Não me vou cansar mais?”.

E a resposta é simples: seja um cansaço físico ou emocional, ou ambos, com a prática de exercício físico estará a desligar a mente e a abstrair-se de tudo o que o afeta negativamente.

Por isso, esta prática pode realmente ajudá-lo a aliviar certos sintomas de problemas mentais.

4 – Aumenta a disposição no dia a dia

O exercício físico é considerado um dos maiores motores de energia do ser humano. Por isso, está mais que provado que ao praticá-lo terá muito mais disposição para os desafios que lhe surgem diariamente.

Se dúvidas houvesse, esperamos tê-lo feito entender como a atividade física tem um grande impacto na nossa vida a longo prazo.

Mesmo que hoje nos encontremos bem, física e emocionalmente, o dia de amanhã é incerto. Por isso, é tão importante que façamos a manutenção da nossa saúde física e mental, para que não tenhamos surpresas no futuro.


Compartilhe:

Voltar

Porque somos ideais para si?

Nós sabemos como se sente. Vive num ciclo, aparentemente interminável, de procura por soluções para se sentir tal como merece? Entre em contacto para saber mais sobre as soluções que temos para si.

Entre em contacto
OutStress Logo

Atendimento ao cliente:
(+351) 919 365 895
Custo de uma chamada para rede móvel de acordo com o seu tarifário.
hello@outstress.pt

Livro de reclamações Logo

Horário de atendimento:
Segunda a quinta, 10:00 às 17:00. GMT+0:

Politica de privacidade

Todos os direitos resevados
OutStress Unipessoal LDA