O tema da saúde mental tem exigido de todos nós uma preocupação acrescida nos últimos anos. E o surgimento da covid-19 foi um grande catalisador para que se prestasse mais atenção a esta questão, que afeta milhares de pessoas no mundo. Segundo o Relatório Mundial de Saúde Mental, divulgado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em 2022, quase 1 bilhão de pessoas viviam com transtorno mental em 2019. Dessas, cerca de 14% eram adolescentes, o que mostra a urgência de se começar a olhar para este problema desde cedo. Este relatório diz-nos ainda que as pessoas com condições severas de saúde mental morrem em média de 10 a 20 anos mais cedo do que a população em geral. Mas não ficamos por aqui! Em 2018, o relatório Health at a Glance 2018 já revelava que Portugal era o quinto país da União Europeia com mais casos de doenças mentais. Cerca de 18,4% dos portugueses sofre de problemas como a ansiedade, a depressão ou o consumo de álcool e drogas. Preocupante, não é? Ao longo deste artigo, vamos falar um pouco mais sobre este tema, nomeadamente as consequências de negligenciar a saúde da mente. Assim como quais são as recomendações da OMS para colmatar os problemas mentais existentes no mundo. Continue a ler!
Saúde mental: 1 quinto dos portugueses sofre doenças mentais
Sabia que em Portugal a realidade é esta? E os casos têm tendência a aumentar de ano para ano. Os problemas comuns do dia a dia, a vida profissional atarefada, as notícias nos media que espelham a triste realidade no mundo, o facto de se ver a saúde mental ainda como um tabu, - com muitas pessoas a não procurarem ajuda psicológica -, têm contribuído para o aumento de casos. Por isso, torna-se imperativo começar a olhar para este problema com olhos de ver.
Consequências de negligenciar este problema de saúde
Ignorar este problema de saúde pode ter sérias implicações para a qualidade de vida. Alguns dos problemas mais comuns são:
1 – Transtornos mentais
A constante negligência da saúde mental pode levar ao desenvolvimento de transtornos mentais, como depressão, ansiedade, transtorno bipolar e esquizofrenia. Essas condições podem ser debilitantes e afetar todas as áreas da vida daqueles que sofrem deste problema.
2 – Isolamento social
Aqueles que sofrem de problemas mentais enfrentam, muitas vezes, o estigma e a incompreensão da sociedade. Isto pode levar ao isolamento social, o que, por sua vez, piora os sintomas e perpetua o ciclo negativo.
3 – Impacto na saúde física
A saúde física e mental estão ligadas. O stress crónico pode mesmo levar a problemas de saúde física, como doenças cardíacas, diabetes e problemas gastrointestinais. Já para não falar que, quando o nosso emocional não está bem, a nossa postura física também se altera. Andamos mais cabisbaixo, sem motivação para nada.
4 – Prejuízo na produtividade
Tal como referido acima, os problemas de saúde mental podem afetar negativamente o desempenho no trabalho. Isto por levar a faltas frequentes, à diminuição da produtividade e, até mesmo, à perda de emprego.
“E como podemos prevenir ou impedir que isto aconteça?”, pergunta-nos.
Seguindo as estratégias que lhe apresentamos de seguida, para prevenir o bem-estar emocional, o seu e o daqueles que o rodeiam.
Autoconhecimento
Entender as suas próprias emoções e gatilhos é o primeiro passo para cuidar da saúde mental. A autoconsciência permite que reconheça quando algo está errado, para que possa tomar medidas para corrigi-lo.
Procure ajuda profissional
Os psicólogos, os psiquiatras e os terapeutas são profissionais especializados para ajudá-lo com questões de saúde mental. Não hesite em procurar ajuda caso sinta que está a viver algum destes problemas, sem ter receio de os expor.
Pratique o autocuidado
Trate-se com o mesmo cuidado e carinho como trata um amigo ou familiar. A autocrítica excessiva pode ser prejudicial para a sua saúde. Evite-a!
Mantenha um estilo de vida saudável
Ter uma dieta equilibrada, praticar exercício físico regularmente e manter uma boa rotina de sono têm um impacto significativo na sua saúde. E é aqui que perceberá o quão interligados estão o nosso corpo e mente.
Estabeleça relações significativas
Construir relacionamentos saudáveis e de apoio é fundamental. Ter alguém em quem confiar e com quem compartilhar as suas preocupações pode aliviar o fardo emocional. Para colmatar muitos deste problemas, a Organização Mundial de Saúde apresenta no seu Plano de Ação Integral de Saúde Mental 2013-2030 algumas recomendações. São elas:
1. Aprofundar o valor e o compromisso que damos à saúde mental;
2. Remodelar ambientes que influenciam a saúde mental, incluindo lares, comunidades, escolas, locais de trabalho, serviços de saúde, ambientes naturais;
3. Fortalecer os cuidados de saúde mental mudando onde, como e por quem os cuidados de saúde mental são prestados e recebidos.
Cuide da sua saúde física e mental e procure ajuda se sentir que não está a conseguir lidar com todos os problemas que lhe surgem diariamente. Deixar para depois, em alguns casos, pode ser tarde demais! Se não for o seu caso, mas conhecer quem sofre de problemas mentais, ofereça-lhe o seu apoio e ajude-o a procurar ajuda especializada.