As palavras “absentismo” e “presentismo” dizem-lhe alguma coisa? De seguida damos-lhe exemplos que o ajudarão a perceber do que falamos neste artigo.
Já se deu conta de algum caso na sua empresa em que a pessoa se apresentava para trabalhar, mas ao fim do dia o seu trabalho se revelava pouco produtivo? Ou até o contrário, de colaboradores que estão sempre a faltar ou que chegam atrasados, mas são os primeiros a sair?
Pois é, no primeiro caso falamos de presentismo e no segundo de absentismo. Continue a ler e perceba em que consiste cada um deles e o impacto que têm na produtividade de uma empresa.
Absentismo e Presentismo: O que os distingue?
Identifica-se com algum destes exemplos? Está a sentir o peso desta responsabilidade, ou já o sentiu? Ou simplesmente lida de perto com estes problemas no seu local de trabalho?
Seja qual for a sua situação profissional atual, saiba que qualquer um dos exemplos apresentados acima afetam, e muito, a produtividade e o sucesso de uma equipa e, consequentemente, de uma empresa.
Mas vamos por partes: O Presentismo por ser um comportamento em que a pessoa está fisicamente presente no local de trabalho, mas não está efetivamente envolvido nas tarefas e nas responsabilidades do respetivo cargo. É como se a pessoa estivesse presente em corpo, mas ausente em espírito. No sentido figurativo é isto!
E tal pode acontecer por motivos como:
- Desinteresse pelo trabalho;
- Problemas pessoais;
- Falta de motivação ;
- Problemas de saúde;
- Lealdade à empresa;
- Escassez de pessoal;
- Medo de perder o emprego.
A pessoa sabe que não se sente bem ali, mas sente-se “obrigada” a estar ali, principalmente pelos últimos exemplos dados acima. Por isso está, mas não está!
Já no Absentismo falamos da ausência do colaborador no local de trabalho, quando este deveria estar presente. Ou seja, quando o mesmo chega mais tarde, sai mais cedo ou não vai trabalhar.
E isto pode acontecer devido:
- Faltas por motivos de doença;
- Férias;
- Licenças médicas;
- Burnout;
- Depressão. Talvez não saiba mas a depressão é uma das principais causas do absentismo. Não se encontrando num estado emocional equilibrado, a pessoa evita o trabalho.
Impacto na produtividade
Tal como já referimos acima, uma das principais afetadas com este tipo de problema laboral é a produtividade.
Toda e qualquer empresa, independentemente da sua dimensão e do seu ramo de atuação, sofre as consequências quando os seus trabalhadores não cumprem com as suas obrigações laborais.
Vamos analisar a situação pelo prisma tanto do contratante como do colega de trabalho.
Se é dono de uma empresa e o seu colaborador está constantemente a faltar, este estará a dar lucro ou despesa?
Ao faltar, ou ao estar presente mas não ser produtivo, o trabalho que este desempenha fica atrasado ou terá de ser destinado a outro colaborador. Imaginemos que é o outro colaborar de que falamos… terá de fazer o seu trabalho e ainda o do seu colega que resolveu faltar, ou que está lá mas a empurrar o trabalho com a barriga.
Percebe onde estes comportamentos estão a afetar e muito a produção na empresa que dirige ou onde trabalha?
Quando os funcionários estão presentes no trabalho, mas não estão totalmente envolvidos nas suas tarefas, a qualidade do trabalho e a eficiência diminuem. Além disso, o presentismo pode criar um ambiente de trabalho negativo, afetando a moral e a motivação de toda a equipa. E isso leva a um ciclo vicioso em que a produtividade continua a diminuir à medida que o presentismo persiste.
E essa mesma produtividade é afetada quando existe também a ausência de colaboradores, pois leva a uma sobrecarga de trabalho para os que estão presentes. Isto pode resultar num maior estado de ansiedade, stress e na redução da qualidade de trabalho. Além de que os custos associados ao absentismo, como as licenças médicas e as horas extra para cobrir as faltas, podem representar uma maior despesa financeira para as empresas.
Agora para si, que pode estar a viver estes problemas de perto, e que sente que o seu local de trabalho se tornou seu inimigo, o aconselhável é procurar a ajudar de um profissional de saúde.
Na Outstress ajudamo-lo a conseguir encontrar o equilíbrio entre a sua vida profissional e pessoal, evitando que passe com questões deste tipo. Entre em contacto connosco!