Bem-vindo à OutStress | Gestão de stress corporativo e pessoalGestão de stress corporativo e pessoal
OutStress

Como o burnout pode afetar o seu bem-estar emocional e físico

Por: Equipa OutStress

A síndrome de burnout é um problema psicológico que afeta cada vez mais pessoas em contexto profissional.

Por essa razão, a preocupação com o bem-estar emocional e físico tem-se tornado muito presente nos últimos anos.

Como o burnout pode afetar o seu bem-estar emocional e físico

Com o surgimento da pandemia da covid-19, o mundo passou a dar mais importância à saúde e, principalmente, à saúde mental, uma vez que o confinamento veio testar, e muito, a resistência de cada pessoa às adversidades.

Desde 2020 que se notaram mais casos desta síndrome, resultado de uma readaptação a uma nova realidade profissional: a do teletrabalho.

Os relatos de que, em casa, o número de horas de trabalho é superior ao existente antes da pandemia é um dos fatores que contribui para este aumento de casos. Mas não é o único! Continue a ler e perceba quais são os sintomas desta perturbação psicológica e como pode preveni-la e combatê-la.

Burnout: Quais os sintomas e como combatê-lo

A Síndrome de Burnout é uma perturbação com origem no stress excessivo resultado de uma sobrecarga ou excesso de trabalho.

Surge, apenas e só, em contexto profissional e afeta tanto homens como mulheres, embora diversos estudos refiram que o sexo feminino é o mais afetado por este problema. A razão prende-se, essencialmente, com fatores como a desigualdade de géneros e salarial em contexto profissional.

Mas, como pode saber se sofre desta perturbação? Por vezes podemos confundir o cansaço habitual do dia a dia com o burnout, por isso é importante perceber o que motiva tal sensação. Para tal, pode contar com a OutStress para ajudá-lo a desmistificar o que sente.

Se tem algum destes sintomas, então saiba que é importante procurar a nossa ajuda ou a de um outro profissional de saúde mental, pois poderá mesmo estar a sofrer deste problema. Conheça-os!

Sintomas físicos

  • Dores de cabeça, musculares e lombares frequentes;
  • Sensação de cansaço constante;
  • Alterações no apetite e no sono;
  • Sistema imunitário frágil.

Sintomas emocionais

  • Diminuição da satisfação e do sentimento de realização profissional e pessoal;
  • Sentimentos como: fracasso, falta de apoio, derrota e solidão;
  • Falta de motivação;
  • Negativismo.

Sintomas comportamentais

  • Dificuldade em assumir as responsabilidades habituais;
  • Consumo excessivo de comida, drogas ou álcool;
  • Chegar atrasado ou sair mais cedo do trabalho;
  • Demora na realização de tarefas habituais;
  • Mudança de comportamento;
  • Isolamento.

Talvez se reveja em algum destes sintomas, contudo não quer dizer que sofra deste tipo de perturbação psicológica. Mas, tal como referimos acima, é importante que procure aconselhamento psicológico para despistar qualquer problema do foro mental neste sentido.

No entanto, podemos dar-lhe algumas dicas importantes para que consiga prevenir ou, em casos em que o diagnóstico foi positivo, combater a síndrome de burnout.

Comece o dia a relaxar

Quando acordar não queira apressar-se para começar o dia. Relaxe, medite, espreguice-se. Crie um ritual de relaxamento matinal e verá que o dia correrá melhor.

Aprenda a estabelecer limites

Se quer que o seu bem-estar mental e físico se mantenham dentro do limite do aceitável, saiba que há hábitos que tem de começar a colocar já em prática.

E um deles começa por ser a imposição de limites. Aprenda a dizer “Não” e evite sobrecarregar-se.

Se sente que está a fazer “mais do que deveria”, então recuse-se a aceitar/fazer essas tarefas.

Mantenha um estilo de vida mais saudável

A alimentação, o exercício físico e a manutenção do sono têm um papel importante neste estilo de vida mais saudável. Se algum destes três pontos estiver em desequilíbrio, a sua energia baixa e terá mais dificuldade em lidar com as questões do dia a dia.

Pratique um hobbie

Se há alguma atividade que lhe desperte a atenção, pratique-a. Seja um desporto, seja uma caminhada ao ar livre, seja um mergulho no mar ou a leitura de um livro. Algo que o faça estar consigo mesmo, parar, respirar e desligar da habitual correria.

Aprenda a gerir o stress

O stress é um dos principais inimigos do burnout e quando o primeiro insiste em aparecer, poderá sentir uma sensação de incapacidade. Ao aprender a lidar com o stress, conseguirá manter o equilíbrio, em qualquer área da sua vida.

Arranje estratégias para gerir o stress no seu dia a dia.

Desligue das tecnologias e redes sociais

Preferencialmente à noite, deixe as suas redes sociais e as tecnologias de lado. Desligue o computador e o telemóvel e dedique algum tempo a si e ao que gosta de fazer.

Coloque em prática estas dicas que lhe damos e verá que o seu bem-estar emocional, mental e físico não sofrerão consequências. O burnout é um problema psicológico que pode afetar qualquer pessoa, em qualquer profissão, por isso previna-se. Caso sinta necessidade, conte com a nossa ajuda.


Compartilhe:

Voltar

Porque somos ideais para si?

Nós sabemos como se sente. Vive num ciclo, aparentemente interminável, de procura por soluções para se sentir tal como merece? Entre em contacto para saber mais sobre as soluções que temos para si.

Entre em contacto
OutStress Logo

Atendimento ao cliente:
(+351) 919 365 895
Custo de uma chamada para rede móvel de acordo com o seu tarifário.
hello@outstress.pt

Livro de reclamações Logo

Horário de atendimento:
Segunda a quinta, 10:00 às 17:00. GMT+0:

Politica de privacidade

Todos os direitos resevados
OutStress Unipessoal LDA