OutStress Brand

Como o regresso às aulas pode ser uma preocupação para os pais

Por: Equipa OutStress

Setembro é sinónimo de preocupação para muitos pais com o regresso dos filhos às aulas. Com o fim das férias de verão, é altura de pensar no novo ano letivo dos mais novos e em voltar às rotinas. Rotinas essas que obrigam ao equilíbrio entre a vida familiar e a vida profissional. E apesar de, muitas vezes, os pais ansiarem pelo regresso dos filhos à escola, a verdade é que também essa realidade traz consigo algumas inquietações. Continue a ler e conheça algumas das preocupações que os pais enfrentam quando os filhos regressam às aulas, ao mesmo tempo que têm de lidar com as suas carreiras.

Como o regresso às aulas pode ser uma preocupação para os pais

Preocupação dos pais: Como conciliar a vida pessoal com a profissional

A gestão da vida familiar e da profissional pode tornar-se um verdadeiro desafio, se não existir organização e foco. É por isso que, para uma boa parte dos pais, o início de um novo ano letivo é desesperante. Até porque conseguir encarar as várias realidades ao mesmo tempo leva, em muitos casos, a um stress extremo. É a escola, os horários, as atividades extracurriculares, os trabalhos de casa, a gestão da casa, a organização da vida profissional, etc… Por isso, damos-lhe a conhecer de seguida os cinco fatores que mais preocupam os pais, num misto entre vida pessoal e profissional. São eles:

1 – Tempo limitado

Uma das principais preocupações dos pais em contexto profissional é a gestão do tempo. Equilibrar o trabalho com a vida familiar e o acompanhamento das atividades escolares dos filhos pode ser um desafio. O tempo parece, muitas vezes, escasso, e os pais preocupam-se com o facto de não conseguirem estar presentes para apoiarem os filhos no estudo.

2 – Conflito de horários

O horários revelam-se um verdadeiro problema para muitos pais. Então quando existe mais do que uma criança e em escolas diferentes, pior ainda. É o stress do início do dia para irem deixar os miúdos à escola e depois ir para o trabalho. Assim como ao fim do dia existe a preocupação de quem irá buscar os filhos a escola, onde ficarão enquanto os pais não chegam do trabalho, etc.

3 – Stress financeiro

O regresso às aulas acarreta grandes despesas. Seja em material escolar, atividades extracurriculares, transporte escolar, despesas com cuidadores, ou outras que surjam. E isso para os pais é um fator importante e onde o equilíbrio entre a vida familiar e a profissional tem mesmo de existir. Até porque a gestão financeira depende muito da área profissional e do sucesso da mesma.

4 – Pressão quanto ao desempenho escolar

O desempenho escolar dos filhos é uma grande preocupação dos pais. E a pressão para que estes tenham sucesso na escola pode aumentar quando os pais vivem preocupados com o tempo limitado que têm para os acompanhar nas atividades escolares.

5 – Equilíbrio emocional e autoestima

Esta pressão para equilibrar o trabalho e o apoio na educação dos filhos pode afetar a autoestima e o equilíbrio emocional dos pais. Estes podem mesmo sentir-se culpados por não estarem presentes o suficiente ou sobrecarregados pelo stress. Quantos vezes chegou a casa e sentiu que já não estava com disposição para ajudar os seus filhos com os trabalhos de casa? Pois é, apesar de esta nova etapa escolar ser desafiante e emocionante para os mais novos, a verdade é que para os pais também tem um grande peso emocional. O conselho é para que tente organizar o seu tempo entre a vida familiar e profissional da melhor forma. Só assim conseguirá manter-se equilibrado física e emocionalmente.


Compartilhe:

Faça o download do Elysia Gratís agora mesmo!

Começe agora mesmo a desfrutar de conteúdos exclusivos e muito mais. Faça o download de nossa app cheia de novidades.

  • Google play store
  • app store
Elysia img