Bem-vindo à OutStress | Gestão de stress corporativo e pessoalGestão de stress corporativo e pessoal
OutStress

Como os distúrbios mentais condicionam a liberdade do ser humano

Por: Equipa OutStress

A liberdade é um direito de todos nós e que deve, sempre, ser preservada. Contudo, tal não se verifica quando o mental insiste em aprisionar aqueles que sofrem dos mais variados tipos de distúrbios.

E é sobre o tema dos distúrbios mentais como fator condicionante da liberdade que falamos neste artigo. Saiba de que forma estes problemas mentais podem condicionar o seu presente e futuro.

Continue a ler!

Como os distúrbios mentais condicionam a liberdade do ser humano

A liberdade termina quando começam os distúrbios mentais

Para aqueles que sofrem de distúrbios mentais, a vida pode mesmo parecer uma prisão.

Os sintomas de ansiedade, depressão, transtornos obsessivo-compulsivos, esquizofrenia, entre outros, podem ser avassaladores. De tal forma que a pessoa se sente presa na sua própria mente, sentindo-se impedida de escapar aos pensamentos negativos, aos medos irracionais ou às alucinações.

Cada caso é um caso, já sabemos, mas ao sofrer de distúrbios mentais, no geral, uma pessoa sente-se incapaz de realizar simples tarefas diárias. Ações como fazer a sua higiene, trabalhar, estudar ou socializar podem tornar-se um verdadeiro pesadelo.

Em distúrbios como a ansiedade ou a depressão, a pessoa pode mesmo chegar a não conseguir sair de casa ou falar em público, no caso do primeiro. Ou, como no segundo caso, não ter energia para se levantar da cama.

Os rótulos da sociedade

As questões da saúde mental são ainda um tabu para a grande maioria das pessoas. Apesar de, com o passar dos anos, se vir a desmistificar mais o tema, a verdade é que há quem ainda considere que a psicoterapia é para “os malucos”.

E esse rótulo criado à volta das doenças do foro psicológico vem aumentar ainda mais o sentimento de prisão e isolamento que estes doentes sentem.

Dizer em voz alta que se sofre de um distúrbio mental é, em muitos casos, um motivo de afastamento social por parte dos outros. E esse sentimento de incompreensão pode agravar ainda mais a prisão do distúrbio mental.

No entanto, com o acompanhamento correto, todo o problema tem solução. Não deixe que esta prisão se torne uma sentença para o resto da sua vida.

Se sofre de algum distúrbio mental, procure ajuda! Com o tratamento certo, terapia e medicação, será mais fácil controlar e, em certos casos, até contornar estes problemas. O tratamento pode ajudá-lo a lidar com os seus sintomas e a recuperar o controlo da sua vida.

A limitação de escolhas

Para quem não sofre nem nunca sofreu nenhum dos distúrbios mencionados acima, talvez não seja fácil compreender o que é, realmente, esta questão da prisão.

Mas é verdade quando se diz que é a mente que comanda a nossa vida. Basta pensarmos em situações normais do dia a dia…

Quando estamos bem dispostos e o dia nos corre bem, tudo flui. Quando, por qualquer razão, a nossa energia vibra negativamente, começamos a pensar e a agir de forma igualmente negativa. É automático!

Acontece o mesmo a quem tem um distúrbio mental, só que de forma mais recorrente e intensa. Um dos fatores que é bastante referido em consultas de diagnóstico é a limitação nas escolhas.

É como se existisse sempre uma boa razão, ou aquilo que chamamos de “desculpa”, para não se agir. Vive-se num buraco onde estão presentes os medos, as inseguranças, as preocupações, os desconfortos, e longa iria a lista de questões a resolver.

Não deixe que a sua vida se resuma aos seus pensamentos e sentimentos tóxicos.

Se sofre de algum destes problemas de saúde mental, conte com o nosso apoio. Vamos ajudá-lo a libertar-se dessas amarras que o aprisionam e o impedem de viver e ser feliz.

Volte a sentir o que é viver em liberdade, sem condicionamentos.


Compartilhe:

Voltar

Porque somos ideais para si?

Nós sabemos como se sente. Vive num ciclo, aparentemente interminável, de procura por soluções para se sentir tal como merece? Entre em contacto para saber mais sobre as soluções que temos para si.

Entre em contacto
OutStress Logo

Atendimento ao cliente:
(+351) 919 365 895
Custo de uma chamada para rede móvel de acordo com o seu tarifário.
hello@outstress.pt

Livro de reclamações Logo

Horário de atendimento:
Segunda a quinta, 10:00 às 17:00. GMT+0:

Politica de privacidade

Todos os direitos resevados
OutStress Unipessoal LDA