Bem-vindo à OutStress | Gestão de stress corporativo e pessoalGestão de stress corporativo e pessoal
OutStress

Dores crônicas podem sinalizar quadro depressivo

Por: Dra. Katiúscia Fonseca

Os sintomas físicos podem aparecer muito antes que a tristeza profunda fique evidente na pessoa que sofre de depressão.

Dor de barriga, nas têmporas ou nas costas. Esses podem ser os primeiros sinais de que alguém está prestes a “mergulhar de cabeça” em um quadro depressivo. Hoje, os cientistas sabem que o quadro depressivo tende a emergir na forma dos mais diversos tipos de dores no corpo. Todo mundo estar sujeito a sentir dor em algum ponto, mas para aqueles com depressão ou ansiedade, a dor pode tornar-se particularmente intensa e difícil de tratar. A sobreposição de ansiedade, depressão e dor é particularmente evidente em síndromes de dor crônica e, por vezes, incapacitantes.

Dores crônicas podem sinalizar quadro depressivo

Entre as síndromes de dores crônicas destaca-se: Fibromialgia, Síndrome do Intestino Irritável, Dor Lombar, Cefaleia e Nevralgias. Transtornos psiquiátricos contribuem não só para a intensidade da dor, mas também para o aumento do risco de deficiência. A fibromialgia é uma doença que se caracteriza pela dor generalizada por todo o corpo, pela fadiga contínua, pelos distúrbios do sono entre outros sintomas. É uma anomalia que intensifica a sensação de quaisquer dores existentes, fruto desse estado de espírito depressivo.

O estresse e a ansiedade, relacionados com alguns estados de depressivos, também poderão motivar as dores musculares em diversos pontos do corpo. Os ombros tensos motivarão um desconforto muscular que se poderá se arrastar a outras zonas da região lombar. A má postura, típica de quem se sente abatido, com vontade de desaparecer, escondendo-se com a cabeça enfiada entre os ombros, também poderá suscitar dores musculares. O tratamento é desafiador e que se sobrepõe quando a dor está associada com a ansiedade ou depressão. Concentra-se na dor pode mascarar a conscientização tanto do médico quanto do paciente de que um transtorno psiquiátrico está presente. Mesmo quando ambos os tipos de problemas são diagnosticados corretamente, eles podem ser difíceis de tratar.

Considero que o recurso de medicamentos antidepressivos pode ser essencial para ultrapassar uma situação depressiva e para amenizar eventuais dores inflamadas por esse estado de espírito melancólico e triste. Em alguns casos, o tratamento da depressão garantirá a amenização dos sintomas físicos. Além dos antidepressivos, poderá ser importante complementar o tratamento com terapia psíquica de algum tipo. Nos casos de dores crônicas, e preciso incentivar os pacientes a mudarem os seus hábitos de vida, incentivando-os a realizarem atividades físicas regulares e a assumirem uma postura que lhe permita lidar melhor com o desconforto sempre presente. Promover um boa higiene de sono, ter uma boa alimentação e evitar o uso de substancias como drogas, álcool e cigarro e muito importante. Além disso, exercícios de alongamento e relaxamento muscular acarretarão em grande benefício ao corpo, promovendo uma respiração consciente e eficiente que ajude a descontrair os músculos e atingir um estado de bem-estar e de equilíbrio emocional.

Fundamental em todo este processo é que o paciente depressivo perceba que não pode enfrentar este processo sozinho. Deve estar ciente de que precisa de ajuda para ultrapassar a situação. É necessário recorrer ajuda profissional no sentido de encarar o melhor tratamento possível para cada caso.


Compartilhe:

Voltar

Porque somos ideais para si?

Nós sabemos como se sente. Vive num ciclo, aparentemente interminável, de procura por soluções para se sentir tal como merece? Entre em contacto para saber mais sobre as soluções que temos para si.

Entre em contacto
OutStress Logo

Atendimento ao cliente:
(+351) 919 365 895
Custo de uma chamada para rede móvel de acordo com o seu tarifário.
hello@outstress.pt

Livro de reclamações Logo

Horário de atendimento:
Segunda a quinta, 10:00 às 17:00. GMT+0:

Politica de privacidade

Todos os direitos resevados
OutStress Unipessoal LDA