Bem-vindo à OutStress | Gestão de stress corporativo e pessoalGestão de stress corporativo e pessoal
OutStress

Estratégias de prevenção do burnout em contexto profissional

Por: Equipa OutStress

A síndrome de burnout está a afetado cada vez mais pessoas em todo o mundo e a sua prevenção é mais que necessária, se queremos alterar esta realidade.

Embora não o consigamos fazer por completo, podemos, através de algumas práticas, prevenir que esta doença surja ou atinja níveis realmente preocupantes.

Estratégias de prevenção do burnout em contexto profissional

Elaborámos uma lista onde enumeramos algumas estratégias que pode implementar para se proteger. Continue a ler, para ficar a conhecê-las!

Prevenção do burnout: Reconheça os seus limites

O burnout é um problema psicológico que pode afetar qualquer pessoa, em qualquer idade e a qualquer momento, por isso não pense que “só acontece aos outros”.

Sem se dar conta, poderá estar a um passo de sofrer desta síndrome. Daí ser tão importante a sua prevenção, para que não caia neste que, para muitos, é descrito como um “lugar escuro”.

Para tal, pode começar por diminuir o ritmo e cuidar de si mesmo. Não é porque dá 200% no seu trabalho ou porque não diz que Não a nada, que será considerado um melhor profissional aos olhos dos outros.

Desempenho o seu papel, sem exigir demasiado de si, emocional e psicologicamente. Não permita que o seu trabalho e contexto profissional comandem a sua vida.

Em muito casos é um caminho sem volta! Não queira ver-se nessa situação.

Para ajudá-lo a prevenir-se, elaborámos uma lista com 7 estratégias que pode implementar para evitar que este problema o atinja. São eles:

1 - Reconheça a sua exaustão

Para algumas pessoas é difícil reconhecer o cansaço, pois acham-se capazes de tudo. “Eu consigo”, é a frase que ecoa nas suas cabeças. E a verdade é que podem até conseguir, mas a que custo?

Se está a dar demasiado de si e sente que o cansaço já se tornou o personagem principal da sua história, pare. Olhe para si, reconheça que não está bem e que precisa de descansar.

2 - Tire uma folga

Por muito que no seu trabalho desempenhe um papel fundamental e sinta que precisam sempre de si, priorize-se. Tire uma folga e faça algo que o leve a desligar do mundo profissional.

Realize uma atividade de que gosta, pratique um hobbie, dê um passeio ou outra qualquer coisa que o faça estar conectado consigo mesmo, sem interferências.

3 - Conheça os seus limites

Conhecer-se é importante! E saber até onde o seu corpo e o seu psicológico podem ir é ainda mais essencial. Ao atingir os seus limites está a colocar-se numa posição frágil, e daí até surgirem doenças é um passo. A prevenção é isso mesmo: evitar que chegue a situações limite!

4 - Não tenha medo de dizer “não”

Sente-se uma pessoa insegura que gosta de agradar aos outros? Não consegue dizer que não aos seus superiores ou colegas de trabalho?

Aprenda a dar a sua opinião, mesmo que esta não seja favorável, sem receio das críticas!

Nem todos pensamos da mesma forma. O importante é sermos fiéis aos nossos sentimentos e pensamentos. Caso contrário seremos invadidos por uma onda de frustração e tristeza.

5 - Organize o seu espaço de trabalho

Ter uma casa e um espaço de trabalho sempre organizados é meio caminho andado para tudo o resto estar em equilíbrio.

Já reparou, certamente, que, quando o seu local de trabalho não está limpo ou tem um monte de papelada por organizar, a sua energia muda automaticamente.

Isso acontece porque somos influenciados pelo que nos rodeia e quando não existe clareza e limpidez, tudo o resto não flui.

Deixe o seu espaço sempre limpo e organizado!

6 - Reserve um momento para relaxar

Por vezes uma folga não é suficiente para descansar o corpo e a mente. Por isso, pense na possibilidade de viajar para fora num fim de semana. Respirar outros ares, ver outras pessoas e conhecer novos sítios, vai ajudá-lo a equilibrar-se e, quiçá, a colocar as ideias no lugar.

Se se aperceber que está a ir por um caminho errado, mude a rota. Vai sempre a tempo de fazer diferente e melhor. Por si!

7 - Não trabalhe fora do horário de trabalho

Independentemente do tipo de trabalho e horário laboral que tenha, não exagere na disponibilidade. Uma vez ou outra poderá ficar para lá da hora, mas não deixe que isso se torne uma regra.

Estará a prejudicar-se, além de poder estar a transmitir aos seus superiores a ideia de que está sempre disponível. E isso pode vir a prejudicá-lo futuramente, pois exigirão mais de si.

Se tiver em conta estas estratégias mencionadas acima, verá que o burnout não se chegará perto! A prevenção é, e será sempre, o mais importante se quer ter uma vida feliz e equilibrada em contexto profissional.


Compartilhe:

Voltar

Porque somos ideais para si?

Nós sabemos como se sente. Vive num ciclo, aparentemente interminável, de procura por soluções para se sentir tal como merece? Entre em contacto para saber mais sobre as soluções que temos para si.

Entre em contacto
OutStress Logo

Atendimento ao cliente:
(+351) 919 365 895
Custo de uma chamada para rede móvel de acordo com o seu tarifário.
hello@outstress.pt

Livro de reclamações Logo

Horário de atendimento:
Segunda a quinta, 10:00 às 17:00. GMT+0:

Politica de privacidade

Todos os direitos resevados
OutStress Unipessoal LDA