Bem-vindo à OutStress | Gestão de stress corporativo e pessoalGestão de stress corporativo e pessoal
OutStress

Eu tive Burnout. E você?

Por: Dra. Katiúscia Fonseca

Foi após dirigir por oitenta quilómetros chorando e ouvindo a música “I see fire”do cantor Ed Sheeran, que eu percebi algo de errado: havia fogo em mim, queimando meu corpo e a minha mente. Percebi que todos os dias tinham sido iguais: eu sempre dirigia para o trabalho chorando e queimando física e emocionalmente. Nesse período trabalhava em três cidades, fazia um MBA, era voluntária em uma instituição e tinha um casamento e dois filhos.

Eu tive Burnout. E você?

Mesmo percebendo que algo não ia bem, eu não conseguia parar. Sou psicanalista e sentia-me impossibilitada de deixar o cuidado com os meus pacientes para cuidar de mim mesma. Os sintomas já existentes, tais como dores pelo corpo, angústia, sentimentos de opressão e solidão, passaram a ser mais constantes até chegarem ao ponto de ocasionar duas isquemias cerebrais e uma paragem cardiorrespiratória. Eu estava em um grau muito grave de Burnout.

Então eu tive que lidar com o diagnóstico, antes jamais admitido, de Burnout. Este era o resultado de anos de trabalho sem pausa, com total desrespeito aos limites do meu corpo e da minha mente.

O termo inglês significa “estar chamuscado, queimado, calcinado, como um fogo que se alastra por uma floresta”. Foi criado pelo psicanalista americano Herbert Freudenberg em 1974, para descrever o adoecimento que observou em si mesmo e em seus colegas de trabalho.

A síndroma de burnout ou esgotamento profissional, é reconhecido pela Organização Mundial de Saúde como doença ocupacional. É uma resposta complexa ao stress profissional prolongado ou crónico. Os sintomas são físicos, emocionais e comportamentais, sendo os mais comuns: fadiga, cansaço constante, distúrbios do sono, dores musculares e de cabeça, irritabilidade, alterações de humor e de memória, dificuldade de concentração, falta de apetite, depressão e perda de iniciativa e da libido além de dificuldades de relacionamento familiar e profissional, ausência de autonomia e de equilíbrio emocional.

Pesquisas mostram que as mulheres são mais atingidas pela síndroma que os homens, porque estas tendem a cuidar mais dos outros que de si mesmas, demorando mais a perceberem-se doentes. Segundo Cheryl Sandenberg, diretora do Facebook, e Adam Grant, professor de administração da Universidade da Pensilvânnia, em um artigo sobre mulher e trabalho, publicado no The New York Times, “elas se esquecem de seguir a orientação das aeromoças” — ou seja, colocar em si mesmas a máscara de oxigénio antes de ajudar os outros.

Eu me sentia exatamente assim: exausta física e emocionalmente, incapaz de colocar a minha própria máscara de oxigénio, mas disposta a coloca-la em meus pacientes. Diagnosticada, tive de aceitar os fatos novos e me reinventar como profissional.

A criatividade é um potente antídoto para o burnout. Aceitei que precisava de farmacoterapia, passei a ter mais sessões de análise, além de exercícios físicos, mudança completa dos habitos alimentares, meditação e uma mudança total na minha vida .

Um dia, uma amiga convidou-me para um workshop sobre o Feminino e a Mulher. Foi então que comecei a fazer parte de um grupo de mulheres que, durante um ano e meio, se propuseram a estudar, pesquisar e vivenciar o resgate do feminino. Sou grata a isso; É quando começa o meu processo de cura…

Se você está ou esteve com a síndroma de burnout, conte para nós a sua história e ajude outras pessoas a buscarem ajuda.


Compartilhe:

Voltar

Porque somos ideais para si?

Nós sabemos como se sente. Vive num ciclo, aparentemente interminável, de procura por soluções para se sentir tal como merece? Entre em contacto para saber mais sobre as soluções que temos para si.

Entre em contacto
OutStress Logo

Atendimento ao cliente:
(+351) 919 365 895
Custo de uma chamada para rede móvel de acordo com o seu tarifário.
hello@outstress.pt

Livro de reclamações Logo

Horário de atendimento:
Segunda a quinta, 10:00 às 17:00. GMT+0:

Politica de privacidade

Todos os direitos resevados
OutStress Unipessoal LDA