Bem-vindo à OutStress | Gestão de stress corporativo e pessoalGestão de stress corporativo e pessoal
OutStress

Os benefícios do contacto com a natureza para a saúde mental

Por: Equipa OutStress

O contacto com a natureza tem desde sempre, em qualquer idade ou fase de vida, criado um impacto positivo na saúde física e mental.

Já alguma vez conheceu alguém que não se sentisse bem no meio da natureza? Talvez as hipóteses sejam baixas ou mesmo nulas. E isto acontece porque, ao estarmos em contacto com espaços verdes, o nosso corpo tem diversas reações, geralmente positivas.

Os benefícios do contacto com a natureza para a saúde mental

Neste artigo vamos dar-lhe a conhecer alguns dos muitos benefícios de estar em contacto espaços verdes. Continue a ler e perceba porque deve, caso não tenha este hábito, criá-lo!

Contacto com a natureza: Melhora o humor e alivia os sintomas de depressão e ansiedade

A pandemia da covid-19 veio trazer a todos nós uma necessidade de estar ao ar livre, em contacto com espaços verdes e natureza.

O facto de estarmos confinados fez-nos perceber a necessidade e a importância de estarmos em contacto com o ar puro.

Para aqueles que residiam nas periferias das grandes cidades, mais propriamente no campo, a realidade foi mais positiva. Contudo, para aqueles que viviam em zonas urbanas, em apartamentos sem espaços exteriores, a realidade vivida foi mais difícil.

Isto porque ao estarmos expostos a áreas verdes, ar puro e sol estamos a estimular o nosso corpo, através da visão, da audição e do olfato. E isto nem sempre se consegue no meio da cidade repleta de poluição.

São vários os estudos que provam que o contacto com a natureza ajuda a combater transtornos mentais, além de melhorar a nossa capacidade de resiliência e de superação de stresses pós-traumáticos.

Caminhadas ao ar livre previnem desenvolvimento de doenças mentais

Segundo duas investigadoras do Departamento de Ciências do Comportamento do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) da Universidade do Porto, o contacto com a natureza ajuda a reduzir os níveis de ruminação mental em indivíduos saudáveis. Segundo este estudo, ao realizar passeios de cerca de 50 a 90 minutos em espaços verdes, estará a prevenir-se quanto ao desenvolvimento de doenças mentais.

É normal que, por vezes, sintamos que estamos numa espiral de sentimentos e pensamentos negativos, a tal ruminação mental. O facto de os sentirmos não significa que necessitemos, obrigatoriamente, de ajuda psicológica. Contudo, uma boa forma de os contornarmos é através do contacto com espaços verdes.

Outro estudo publicado na revista Nature, em 2019, referiu que bastam duas horas por semana de contacto com espaços verdes para sentir melhorias no seu bem-estar e humor. Mas não só! Também os sintomas de depressão, de ansiedade e de stress são amenizados.

Para além destes, outros importantes benefícios da influência da natureza são:

  • proporcionar calma e estimular a aprendizagem;
  • contribuir para o alívio da fadiga resultante do dia a dia;
  • aliviar sintomas de Alzheimer e de demência;
  • fortalecer o funcionamento do sistema imunitário;
  • melhorar a qualidade do sono;
  • aumentar os níveis de energia;
  • reduzir a pressão arterial;
  • ajudar no desenvolvimento das crianças, no que toca à criatividade e interação social;

Como se sente quando está na natureza? Costuma fazer este exercício de visitar espaços verdes com frequência? Faz parte da sua rotina diária ou nem por isso?

Pense em todas estas questões e, conforme a resposta, ficará a perceber o lugar e a importância que a natureza ocupa na sua vida.

E então, é um hábito que já faz parte do seu dia a dia ou que vai adotar a partir de hoje? Mantenha-se em contacto com a natureza e previna o surgimento de doenças mentais.


Compartilhe:

Voltar

Porque somos ideais para si?

Nós sabemos como se sente. Vive num ciclo, aparentemente interminável, de procura por soluções para se sentir tal como merece? Entre em contacto para saber mais sobre as soluções que temos para si.

Entre em contacto
OutStress Logo

Atendimento ao cliente:
(+351) 919 365 895
Custo de uma chamada para rede móvel de acordo com o seu tarifário.
hello@outstress.pt

Livro de reclamações Logo

Horário de atendimento:
Segunda a quinta, 10:00 às 17:00. GMT+0:

Politica de privacidade

Todos os direitos resevados
OutStress Unipessoal LDA