O stress é uma reação física e comportamental a um episódio que já vivenciou ou que estará prestes a vivenciar, que o está a fazer sentir-se ameaçado. E pode senti-lo de diversas formas, pois existem vários tipos de stress.
É verdade! E podem afetar qualquer pessoa, em qualquer idade e em várias fases da vida. Contudo, se perceber o que origina este estado, compreenderá melhor o que sente e, assim, lidará de outra forma com este sentimento de ameaça.
Só assim conseguirá prevenir que outros problemas mais graves surjam, como por exemplo o burnout, em contexto profissional, ou outros em contexto do dia a dia. Explicamos-lhe ao longo deste artigo quais são os tipos de stress existentes e como lidar com os mesmos. Continue a ler!
Tipos de stress: Como lidar com este estado físico e emocional
Cada caso é um caso e, por isso, a forma como cada pessoa lida com o stress é variável. Existem pessoas mais vulneráveis e com uma menor capacidade de tolerância e existem pessoas que só entram em stress já em situações limite.
Tudo depende de fatores como a inteligência emocional, a forma de encarar a vida, o tipo de relacionamentos e a gestão dos sentimentos, ou até mesmo a própria genética da pessoa. O que sabemos é que existem dois tipos de stress que definem o estado emocional em que se encontra: o stress positivo e o stress negativo.
“Mas o stress tem alguma coisa de positivo?”, Pergunta-nos. Tem, e já vai perceber em que medida. O stress positivo é um stress de “alerta”. Acontece numa fase inicial e é positivo porque leva o nosso corpo a produzir adrenalina, que nos leva a ter energia para sermos mais produtivos e criativos.
Ou seja, faz com que o nosso corpo reaja, ao invés de nos colocar em situações de desvantagem.
Já o stress negativo é, tal como o nome indica, algo que causa um enorme desconforto. É um stress em excesso, que surge quando ultrapassamos os nossos limites. Os nossos níveis baixam e tudo em nós e à nossa volta acaba prejudicado.
Caso sofra deste tipo de stress, a sua saúde pode mesmo ficar condicionada, com o aparecimento de doenças graves. Por isso, é importante prevenir-se, de modo a evitar a chegada a este ponto.
Mas saiba que, para além destes tipos de stress, existem ainda outros que podem estar a afetar ou vir a condicionar a sua vida. São eles o stress agudo, o agudo episódico, o crónico, o pós-traumático e o pós-parto.
Stress agudo
Surge quando uma pessoa vive, direta ou indiretamente, um evento traumático e, por norma, dura menos de um mês.
Stress agudo episódico
Surge, geralmente, num grupo específico de pessoas, caraterizado pela exigência consigo mesmas e por viverem em constante urgência. É um tipo de stress que vai e vem, causando bastante desgaste psicológico.
Stress crónico
Surge em pessoas que vivem em constante tensão, seja em que área da vida for. Contudo, quando em contexto profissional, é o tipo de stress que leva ao aparecimento da síndrome de burnout.
Stress pós-traumático
Este tipo de stress caracteriza-se por flashbacks de um evento traumático passado, por pesadelos e uma vivência em constante alerta.
Stress pós-parto
O stress pós-parto é um transtorno de humor que, tal como o próprio nome indica, surge imediatamente ou uns meses depois do parto e que resulta em sentimentos de tristeza, de exaustão e de ansiedade.
Como combater o stress
Não lhe podemos dizer que o stress pode ser eliminado por completo da sua vida. Mas podemos, sim, dizer-lhe que ao adotar determinados comportamentos poderá aprender a lidar ou, mesmo, evitar que este influencie drasticamente a sua vida.
Primeiro que tudo: Aprenda a dizer não e a preocupar-se com o que merece realmente a sua preocupação. Em segundo: Evitar pode não ser possível, mas poderá alterar a situação ou contorná-la, sem guardar para si sentimentos negativos e pessimistas.
Por último: Aceite o inevitável e adapta-se à realidade do momento. Mas não ficamos por aqui nos conselhos!
Além destas três premissas para se manter “longe” do stress, pode ainda seguir as dicas que lhe damos de seguida.
- Faça exercício físico
- Realize exercícios de relaxamento
- Tenha uma alimentação anti-stress
- Faça uma boa higiene do sono
- Controle as suas emoções
- Faça uma boa gestão do seu tempo
Se colocar em prática estas dicas verá que o fator stress não terá o mesmo impacto na sua vida. Só desta forma conseguirá que os tipos de stress que mencionámos acima fiquem longe da sua vida. Conte com a OutStress para ajudá-lo a lidar com este problema que pode condicionar por completo a sua vida.