Bem-vindo à OutStress | Gestão de stress corporativo e pessoalGestão de stress corporativo e pessoal
OutStress

Use a inteligência emocional a favor da sua saúde mental

Por: Equipa OutStress

O termo “inteligência emocional” diz-lhe alguma coisa? Talvez já tenha ouvido falar do mesmo, associado a questões de desenvolvimento pessoal.

Porque é disso que se trata: conhecer-se e compreender as suas emoções e as dos que o rodeiam.

Use a inteligência emocional a favor da sua saúde mental

Já parou um segundo para olhar para si? Compreender os seus sentimentos e pensamentos ou o porquê de agir de determinada forma?

Coloque estas questões a si mesmo e dê especial atenção às respostas. Se respondeu que Não às mesmas, talvez esteja na altura de focar em si e no seu autoconhecimento.

Iniciar este processo nem sempre é fácil, pois implica encarar realidades e sentimentos que, por vezes, queremos esquecer.

Mas acredite que ao desenvolver a sua inteligência emocional começará a olhar para a sua vida vida e para as suas emoções de outra forma. Continue a ler e perceba o porquê!

Inteligência Emocional: Como esta pode contribuir para o seu bem-estar

A inteligência emocional é uma ferramenta poderosa que nos permite encontrar o equilíbrio emocional, para lidarmos com situações mais complicadas da nossa vida.

É, na verdade, a linha que separa a forma como encaramos as emoções, tanto as negativas como as positivas. Ou seja, o segredo está no controlo emocional.

De 0 a 10, em que nível se encontra a sua inteligência emocional?

Tem facilidade em lidar com as suas emoções ou facilmente se sente em desequilíbrio? Se se enquadra no primeiro, possivelmente terá a sua mais desenvolvida. Se, por outro lado, entra em desequilíbrio emocional muito facilmente, então talvez precise de trabalhá-la.

E atenção que, por vezes, se confunde o termo com o facto de se ser uma pessoa mais emocional ou racional. Não confundamos estas questões.

Pode sim ser uma pessoa mais emocional e, no entanto, ter este tipo de inteligência pouco desenvolvida. Uma coisa não tem de estar diretamente ligada à outra!

Importante: Reconhecer o que sente não é o mesmo que saber lidar com o que sente.

Como potenciar este tipo de inteligência

Tal como já referimos acima, ao desenvolver este tipo de inteligência conseguirá:

  • ter consciência das suas próprias emoções e das emoções dos que o rodeiam;
  • reagir com tolerância às pressões e desafios diários;
  • desenvolver a sua empatia e escuta ativa, relacionando-se de forma saudável;
  • controlar as suas emoções e adaptá-las a cada contexto; Elaborámos uma lista onde explicamos, ponto por ponto, quais os maiores benefícios que este tipo de inteligência poderá trazer ao seu bem-estar emocional e físico. Pegue num papel e numa caneta e anote-os!

1 – Autoconhecimento

Ao conhecer-se realmente, saberá quando a sua energia se encontra mais baixa ou mais alta. Ou seja, quando está bem e quando se sente menos bem. E, neste último caso, conseguirá, igualmente, perceber quais são os gatilhos que o despertam para os seus sentimentos negativos.

Sabe como reagiria em qualquer situação da sua vida? Ou tem sérias dúvidas sobre qual seria o seu comportamento em situações em que se sentisse ameaçado?

Pois é, será que se conhece assim tão bem? Pense nisso!

2 – Diga Não ao conceito “Ação-Reação”

Queremos com isto dizer que, quando se encontra sob pressão, deve primeiro respirar fundo e depois reagir, ao invés de explodir no imediato.

Pense antes de dar qualquer resposta ou tomar qualquer decisão, evitando arrependimentos futuros e desgastes desnecessários.

3 – Enfrente os seus medos

Do que sente medo? O que está a impedi-lo de agir? É exatamente isso que lhe veio à cabeça.

Aquele medo que evitamos sentir e encarar porque nos causa sofrimento. Mas enquanto o mantiver aí preso dentro de si, o problema não se resolve e estará a atrasar o seu processo de desenvolvimento e evolução pessoal.

4 – Os problemas existem, aceite-os!

A vida não é perfeita e nem tudo acontece como e no tempo que queremos. Aceitar que os problemas existem e que nem tudo é “um mar de rosas” é meio caminho andado para se desenvolver emocionalmente.

5 – Não olhe só para o seu umbigo

Temos tendência a olhar para os nossos problemas e sentimentos e esquecermo-nos de que, do outro lado, poderá estar alguém numa situação igual ou pior.

Ao desenvolver a sua inteligência emocional, conseguirá compreender melhor o outro. Não julgue o que não conhece!

Agora que já sabe como desenvolver a sua inteligência emocional, estará melhor preparado para encarar os desafios do dia a dia. Depois de ler este texto, verá a realidade com outros olhos e aprenderá a lidar com os seus sentimentos e emoções da forma correta.


Compartilhe:

Voltar

Porque somos ideais para si?

Nós sabemos como se sente. Vive num ciclo, aparentemente interminável, de procura por soluções para se sentir tal como merece? Entre em contacto para saber mais sobre as soluções que temos para si.

Entre em contacto
OutStress Logo

Atendimento ao cliente:
(+351) 919 365 895
Custo de uma chamada para rede móvel de acordo com o seu tarifário.
hello@outstress.pt

Livro de reclamações Logo

Horário de atendimento:
Segunda a quinta, 10:00 às 17:00. GMT+0:

Politica de privacidade

Todos os direitos resevados
OutStress Unipessoal LDA