Sente-se irritado? Com dificuldade em concentrar-se? Sem motivação? É o cansaço a alertá-lo para a necessidade de descansar.
Nesta altura do ano em que aproveitamos para tirar uns dias de férias, pare a sério e recarregue as energias.
O cansaço excessivo pode afetar não só o seu bem-estar como, em casos extremos, a sua saúde. Por isso, evite este estado, prevenindo-se! Continue a ler o artigo e perceba que sinais o seu corpo lhe está a dar de que precisa de descansar!
O cansaço crónico pode levar ao surgimento de doenças graves
Quantas vezes já deu por si a dizer “Não” a algum convite ou atividade, por se considerar extremamente cansado?
Agora que pensa nesta situação, percebe como o cansaço pode afetar realmente a sua vida? Pode mesmo impedi-lo de ter uma vida saudável física e emocionalmente.
Por isso, esteja alerta aos possíveis sinais que o seu corpo lhe pode dar.
Elaborámos uma lista onde destacamos 6 dos principais sinais de alerta para este problema. São eles:
1 – Fadiga e falta de energia
Este é, talvez, o sinal mais óbvio de que precisa de parar e tirar uns dias para si. A sensação de falta de energia não engana!
Seja por excesso de trabalho, pela vida rotineira ou porque, simplesmente, anda de um lado para o outro, quando sentir que a fadiga está a ganhar vantagem, pare e descanse.
2 – Dificuldade de concentração
Realiza uma tarefa, desconcentra-se, inicia outra e perde-se a meio. Já lhe aconteceu certamente!
Sabe quando parece que aquele dia é para esquecer? Não flui? Provavelmente já aconteceu mais vezes e é o seu corpo a pedir-lhe descanso.
Está sobrecarregado! Por isso, nada como uma paragem para recuperar o seu equilíbrio emocional e físico.
3 – Baixa imunidade
O cansaço crónico pode comprometer o seu sistema imunológico, tornando-o mais vulnerável e suscetível a doenças e infeções.
Quando sentir que não consegue recuperar facilmente de uma simples constipação, por exemplo, ou de problemas de saúde mais superficiais, esteja alerta.
Pode ser o seu corpo a preveni-lo para o aparecimento de problemas de saúde mais graves.
4 – Falta de motivação
Quando estamos cansados é normal que as tarefas que, normalmente, nos dão alguma satisfação, passem para último plano.
A perde de interesse e de motivação podem ser um sinal de exaustão mental. Descanse!
5 – Constante mudança de humor
Se costuma ser uma pessoa bem disposta e sente que começou a irritar-se com mais facilidade, a não ter paciência para nada, está aí um sinal de alerta.
Algo está a afetar o seu estado de humor habitual e é importante perceber o que é. Se se tratar mesmo de cansaço, considere tirar uns dias de descanso e desligue de tudo.
6 – Dificuldade em dormir
Sabe aquelas insónias chatas que não o deixam dormir durante dias seguidos? Não conseguir descansar durante a noite, não é um bom sinal.
O seu corpo está a dizer-lhe que se passa algo que está a afetar o seu sono e o seu descanso. Provavelmente será a fadiga recorrente das atividades diárias.
Estes são apenas alguns dos sinais, existem outros tantos a que deve prestar atenção!
Tire 20 minutos do seu dia para parar e olhar para si, tentar perceber o que sente. Oiça o seu corpo e dê-lhe o que este necessita.
Por vezes um simples fim de semana já é suficiente para recarregar a energia e descansar o corpo.
No caso de ir de férias, aproveite para desligar de tudo, nomeadamente das redes sociais ou tudo o que seja foco de distração. Esteja em silêncio, faça atividades que lhe deem prazer e durma bastante.
Tire umas férias do cansaço!